O QUE É?

O QUE É A REDE DE PARCEIROS DA EMEF HENRIQUE FELIPE DA COSTA?

A rede de parceiros é o conjunto de pessoas/instituições que os membros da comunidade escolar (alunos, pais/responsáveis, professores, funcionários etc.) acreditam serem importantes para a escola. São pessoas/instituições parceiras com quem a escola pode contar para oferecer-lhe conselho, apoio, ajuda e parcerias para participarem de atividades ordinárias e extraordinárias da escola, tais como o posto de saúde da região e seus profissionais, comerciantes da região, policiais entre outros.

 QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA REDE?

O papel da escola é inclusivo, por meio da proteção do adolescente em situação de risco pelo envolvimento com drogas e, para tanto, também precisa se sentir protegida. O fortalecimento da escola se dá na medida em que ela se coloca em rede, ou seja, buscando parceria com as demais instituições e também com a rede social do adolescente através da família e dos amigos.

O QUE ESSA REDE FAZ?

A prevenção do uso de drogas implica ações integradas de políticas públicas e, para tanto, essa rede faz com que a escola, com ações articuladas e articuladoras inseridas em políticas inter-setoriais, garanta a qualidade do processo educativo de nossas crianças e jovens.

QUEM FAZ PARTE DESSA REDE?

No momento estamos propondo a elaboração dessa rede, desta forma, por ser um projeto que encontra-se em fase inicial, estamos sem parceiros definidos atualmente.

E SE EU QUISER ME TORNAR PARCEIRO, COMO EU FAÇO?

O projeto encontra-se na sua primeira fase, fase do MAPEAMENTO DA REDE, assim, nossa sugestão é que você participe desta fase, pois partindo daí acreditamos que surgirão grandes parceiros para esta rede. Clique na guia "PARTICIPE" (no topo desta página) e seja um colaborador desta importante fase do projeto.

QUEM ESTÁ FUNDAMENTANDO A REALIZAÇÃO DESTE PROJETO?

Existe um grupo de professores que estão sendo orientados através de uma formação que está sendo promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Justiça e o Ministério da Educação e executada pela Universidade de Brasília (UnB).